sábado, 9 de junho de 2012

Um por todos e todos por um

Se você é do tipo que não gosta de fazer trabalho com várias pessoas, saiba que isso tem suas vantagens. A primeira delas é que, em grupo, os colegas aprendem uns com os outros e também aproveitam para se conhecer melhor. Isso enriquece sua vida, seu modo de ser, de pensar e de agir, principalmente quando as pessoas aprendem a aceitar críticas com humildade. Não é porque seu amigo falou que sua ideia não é legal que você deve ficar chateada, muito pelo contrário. Esse é um bom momento para aprender com a opinião dos outros e entender na prática como funciona o sistema democrático. Isso porque, em grupo, sempre prevalece a opinião da maioria. Esse também é um exercício para o futuro. Hoje, nas empresas, as pessoas que se dão bem trabalhando em equipe são mais valorizadas. Por isso, comece a aprender já!

                                SHUTTERSTOCK / TAVS

Primeira fase: organização
Aproveite para conhecer seus colegas. Quando não concordar com a opinião dos outros, explique sua ideia com calma. Se concordarem com ela, ótimo. Se não, respeite a decisão da maioria. Dividir as tarefas é decisão do grupo, mas nunca deixe ninguém sobrecarregado. O certo é separar as tarefas igualmente, para que todos aprendam.
Segunda fase: montagem do trabalho
Com todos os dados em mãos, vocês podem se reunir para discutir sobre duas coisas importantes: a parte de cada um e a forma de apresentação do trabalho. Nesse momento, também é preciso ter jogo de cintura e calma para dar palpites e escutar o que os outros têm a dizer. Não se preocupe se rolar pontos de vistas diferentes. Isso é saudável. É na conversa que surgem as soluções que vão fazer do trabalho de vocês um sucesso.
Tá proibido!
Deixar o trabalho como se cada pedaço fosse feito em separado por um aluno. Depois, essas partes são misturadas de qualquer jeito. O resultado é péssimo. Por isso, as decisões devem ser tomadas em grupo.
Impor sua vontade e bater o pé, sem escutar o colega ao lado.
Arrumar encrenca a todo minuto, discordando de tudo e de todos.

Um comentário:

  1. Tipo, super concordo com o texto! Eu amo fazer trabalho em grupo *-*
    adorei aqui.
    http://blogheyteen.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Postagem mais recente http://4.bp.blogspot.com/-gWwjgZg_KZY/ThegMQt5LGI/AAAAAAAAAGQ/zcNxrGIrW50/s1600/Coisas%2Bde%2Bmeninas.jpg Postagem mais antiga Página inicial