sexta-feira, 4 de maio de 2012

Doutor Pet

                                                     


Da próxima vez que você ficar brava por ter o seu cachorrinho no seu pé, pedindo e dando carinho, todo manhoso, pense duas vezes antes de chamá-lo de chato e dar um chega pra lá nele, afinal, isso pode mudar o seu dia! Fazer carinho e estar em contato com o seu pet ajuda a diminuir o estresse e traz uma enorme sensação de bem-estar. Pode até parecer besteira, mas o convívio com os animais faz toda a diferença para ter uma vida saudável e beeem longa, não só para você, mas para ele também.
"Fazer carinho em um animal pode trazer, na mesma hora, alegria para uma pessoa que se sente sozinha ou mal-amada. E os animais também ficam felizes e demonstram isso retribuindo o amor e o companheirismo que damos a eles", afirma a veterinária Camila Guernelli. E o assunto é tão sério que existe até a Pet Terapia, que usa essa relação de amor e amizade entre seres humanos e animais para ajudar as pessoas a aumentarem sua autoestima e terem uma melhor qualidade de vida. E não precisa ser só os cachorros, não. Podem ser com gatos, coelhos, tartarugas... É só escolher seu pet preferido e ser feliz!
Saúde animal
Entre as diferentes terapias com animais, também existe a Atividade Assistida por Animais (AAA),que tem como foco principal a saúde. É o caso da equoterapia, um método de terapia que utiliza o cavalo para o desenvolvimento de pessoas com deficiências ou necessidades especiais. Essas atividades oferecem diversão, motivação, educação e muitos benefícios terapêuticos.
"Temos vários casos de progressos feitos com a utilização da terapia com animais.
Um caso muito interessante foi o de uma menina autista que não reagia a nenhum estímulo, mas que acabou se rendendo aos encantos de um de nossos pet terapeutas, uma poodle toy vermelha. Ela acompanhou a cadela com o olhar, depois quis segurá-la e, por fim, acariciou a cabecinha dela. Foi inacreditável!", conta Roberta Araújo, coordenadora geral do Projeto Pêlo Próximo.

BFFs
Mas se você pensa que os animais só dão uma patinha extra para quem está se recuperando de alguma doença, se engana! Segundo Tatiane Ichitani, psicóloga, adestradora e consultora comportamental do projeto Cão Cidadão, o relacionamento com o animal ajuda a pessoa a desenvolver a autoestima, a autoconfiança, a memória e melhora a sociabilidade. Incrível, não é?
Se essa terapia alternativa (e animal) te surpreendeu e você quer um animalzinho, fique ligada! Animais também precisam de carinho, vacinas, comida, banhos e cuidados extras. Portanto, só diga sim para um rabinho abanando se tiver condições de fazer por ele o mesmo que ele pode fazer por você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente http://4.bp.blogspot.com/-gWwjgZg_KZY/ThegMQt5LGI/AAAAAAAAAGQ/zcNxrGIrW50/s1600/Coisas%2Bde%2Bmeninas.jpg Postagem mais antiga Página inicial