sábado, 19 de maio de 2012

Papel comum x papel reciclado

Imagens: Shutterstock



Árvores, o que pode provocar o desmatamento de áreas verdes.
Principal Matéria-prima
Papéis já usados, menos papel higiênico, papel carbono, etiquetas, adesivos e fotografias.
Para fabricar 1 tonelada de papel comum é preciso: 100 mil litros de água + 50 a 60 árvores adultas + 5 mil KW/h de energia +uso de produtos químicos para clarear o papel.
Sustentabilidade
Já para fabricar 1 tonelada de papel reciclado, é preciso 1.200 kg de papel velho + 2 mil litros de água + 2 mil KW/h de energia. Não há utilização de produtos químicos e há redução de 74% dos poluentes liberados no ar e 35% dos poluentes despejados na água.
Existem outros tipos, mas o mais comum é o papel branco. Só que para fazer o branqueamento, a indústria usa cloro, que é altamente tóxico e pode agredir rios, solos, vegetação e animais.
Cor
Geralmente é de coloração bege por causa da fibra da árvore que é usada para a sua fabricação, a celulose. Como não há uso de química para clarear o papel, ele acaba ficando mais escurinho.
O papel normal pode ser utilizado para qualquer tipo de trabalho de escola, produção de embalagens, fabricação de cadernos, livros, revistas, caixas e por aí vai.
Utilização
Pode ser usado para quase tudo, mas ainda há algumas restrições. Por ser um pouco mais grosso e áspero, ele pode gastar mais tinta na hora da impressão, por exemplo.
 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente http://4.bp.blogspot.com/-gWwjgZg_KZY/ThegMQt5LGI/AAAAAAAAAGQ/zcNxrGIrW50/s1600/Coisas%2Bde%2Bmeninas.jpg Postagem mais antiga Página inicial