terça-feira, 1 de maio de 2012

E vai rolar a festa...

                                                 



Na Índia, o importante é meditar. No México, não pode faltar a piñata. Na África, uma festa sem chakalaka não é um aniversário que se preze. Tá curiosa para saber mais sobre os costumes destes e de outros países? Então, pegue seu lugar na janelinha e embarque nesta viagem com a gente!


Xô, uruca 
Na Índia, a data de aniversário é a celebração mais importante de todas, ganha até do ano-novo. Então, se você morasse lá, teria de começar a preparar a sua comemoração com alguns meses de antecedência. Isso porque a tradição pede que seja uma festa bonita, com direito a oferendas de frutas, ervas e flores aos deuses e um ritual todo cheio de coisa, que é conhecido como “Ritual do Fogo Sagrado”. Conduzido por um mestre espiritual, ele consiste em queimar defumadores e velas, enquanto se canta um mantra – um tipo de poema religioso hindu. Assim, os indianos acreditam que o aniversariante será purificado, afastará as energias negativas e estará, portanto, bem preparado para uma nova etapa de vida



Mudança de planos
Imagina que barato poder transferir a data de aniversário para o dia do ano que você mais curte, escolher quando é que vai reunir a galera e comemorar mais um aninho? Os espanhóis ainda não fazem isso, mas chegaram bem perto! A verdade verdadeira é que muitos deles, de tão religiosos, preferem fazer aniversário com seu santo protetor a festejar no dia em que nasceram de fato. Tipo: se o santo preferido do moço é o São João, ele combina com a família e os amigos que só vai fazer bolo e assoprar velinhas, dali em diante, no dia 24 de junho. Já pensou se a moda pega?
 Mudança de planos 2 
Também por causa dos santos, na Rússia é comum que a pessoa comemore o aniversário duas vezes por ano. Além de promoverem um agito quando completam mais um ano de vida, os russos, que de bobos não têm nada, festejam também no dia do santo protetor. Com a saudação Mnogoilheto, que significa “muitos anos de vida”, a família e os amigos chegam para cumprimentar o aniversariante e aproveitam para fazer uma boquinha... Duas vezes num só ano!





Comunitário
Sabe aquela história de fazer uma festinha em casa e pedir que cada amigo leve um pratinho? Tem gente que morre de vergonha só de pensar em organizar uma baladinha dessas. Pois saiba que lá na África do Sul é mais do que comum reunir a galera no dia do aniversário em um churrasco chamado de BOB, que é uma abreviação para bring one brie ou bring one bottle. Em português, as expressões significam algo como “traga um petisco ou uma bebida”. E tem mais: para acompanhar, nada de vinagrete, maionese ou farofa. Os africanos preferem muito mais um prato de Mielie Pap, uma polenta branca de fubá; um Gravy, que é um tipo de sopa; e a Chakalaka, molhinho apimentado feito com feijão, cenoura e cebola. Tá servida?
Cafezinho básico 
Já nas festas de aniversário finlandesas, o cardápio do festerê é mais magrinho. É muito raro alguém oferecer uma boca-livre com direito a almoço ou jantar só para comemorar o aniversário. Lá, as pessoas costumam se reunir para um café da tarde com sorvetes, bolos secos, roscas de canela e biscoitinhos. Como diria a sua avó, é só “pra não passar em branco”, mesmo!


Brincadeira de criança
Lá no México, a piñata é tão tradicional nos aniversários quanto o bolo. Mas não pense que se trata de uma iguaria feita pelas muchachas que organizam a festa. A piñata é só um embrulho de papel que fica preso por uma corda, no meio do salão. E o grande barato é que, em determinado momento da comemoração, o aniversariante tem de abrir o presente, de olhos vendados. Depois, deve distribuir seu conteúdo entre os convidados. E adivinha o que tem dentro da piñata? Um montão de doces! Por isso, se alguma vez lhe chamarem para um aniversário mexicano, não perca!










“O” aniversário
Italiano adora uma festa. E com os aniversários não podia ser diferente, né? Porém, eles têm uma tradição interessante: quando a idade do aniversariante coincide com o dia da comemoração, daí a baladinha tem de ser de arrebentar! É assim: se você nasceu no dia 8, por exemplo, o seu aniversário de 8 anos é o aniversário d’oro, ou “de ouro”, o mais importante de todos. É como se fosse o aniversário de 15 anos aqui no Brasil.


Coletivo 
Aposto que, ao terminar de ler esta matéria, você vai agradecer por não ter nascido no Vietnã. Sabe por quê? Lá os aniversários não são comemorados individualmente, no dia do nascimento. A data passa completamente batida, sem bolo, sem parabéns, sem mensagens no Orkut, nadica de nada! O costume dos vietnamitas é comemorar todos os aniversários coletivamente, na época em que eles celebram o ano-novo, entre 21 de janeiro e 9 de fevereiro, dependendo do calendário lunar. Sem graça, 












                              

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente http://4.bp.blogspot.com/-gWwjgZg_KZY/ThegMQt5LGI/AAAAAAAAAGQ/zcNxrGIrW50/s1600/Coisas%2Bde%2Bmeninas.jpg Postagem mais antiga Página inicial